“O movimento do amor não está limitado aos seres humanos e, quiçá, está menos deformado em outros reinos do que no humano. Olhe para as flores e árvores. Quando o sol se põe e tudo fica em silêncio, sente-se por um momento e entre em contato com a Natureza: sentirás ascender da terra, desde as raízes das árvores, elevando-se acima e correndo através das suas fibras para os ramos mais altos e remotos, a aspiração de um intenso amor e anseio, – um anseio de algo que traz luz e dá felicidade. É um desejo tão puro e intenso, que se pode sentir o movimento nas árvores, o teu próprio ser também se elevará em uma ardente oração até a paz, a luz e o amor que permanecem não manifestados.” (Las flores e sus mensages – La Madre)

Botão iniciando sua abertura:

Planta nativa das Américas, da  família da cactaceas, a Pereskia aculeata (ou ora-pro-nobis no popular, que significa “rogai por nós”), é uma espécie rústica muito bem adaptada ao sul do Brasil.

A sua flor – em cada botão – dura um único dia. Ela se abre totalmente com a luz do sol, e fecha-se ao entardecer não voltando a abrir novamente. Parece que as abelhas (tantos as nativas como a Apis mellifera) conhecem esse segredo da Pereskia, e por isso nos dias floridos ela fica lotada de visitantes o tempo todo.

A flor abrindo ao raiar do dia:

Outras informações: Na década de 50 esta espécie já era cultivada na Flórida para a produção de frutos, os quais são consumidos in natura ou utilizados no preparo de geléias. Estudos apontam que a planta possui 4.670 UI de vitamina A (nossa necessidade diária mínima varia entre 4.000 e 5.000), suas folhas são ricas em ferro, cálcio e zinco, além de altos teores de proteína.

As folhas frescas são ricas em mucilagem, por isso contribui para o bom funcionamento do intestino. Por ser um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias.

Cultivo: Propaga-se facilmente por estaca ou semente, tolera geadas e prefere solos férteis moderadamente drenados e ricos em matéria orgânica.

Preparos: Usa-se em forma de folha seca e moída (desidratado em forno ou desidratador solar) ou folhas frescas como complemento nutricional, saladas, enriquecimento nutritivo de farinha, massas e pães, etc.

Anúncios